Gestão de Pessoas

EVP (Employee Value Proposition): o que é e como criar?

EVP (Employee Value Proposition), ou proposta de valor ao colaborador, consiste em táticas para gerar valor para o colaborador e para organização; ou seja, o valor que as pessoas podem esperar receber da empresa, bem como o valor que se espera que eles contribuam. 

É uma proposta que deve comunicar, de maneira clara, quais são os benefícios (financeiros e não-financeiros), as oportunidades, a cultura organizacional, flexibilidade, jornada, o posicionamento das lideranças da organização, a forma como a sua empresa se posiciona frente à sociedade (e sua cadeia de fornecedores) e as recompensas que a ela oferece em uma abordagem centrada no colaborador.

Em outras palavras, o EVP é uma lista de motivos pelos quais os melhores profissionais gostariam de trabalhar na sua organização. 

Pontuar e evidenciar essas razões são ótimas alternativas para mostrar aos talentos o porquê eles devem escolher a sua companhia (e não o concorrente)  na hora de se inscrever em processos seletivos. 

Isso é extremamente importante para a gestão de pessoas, e ficou comprovado através de uma pesquisa recente, em que mais da metade dos recrutadores  responderam acreditar que o principal desafio deles é diferenciar sua empresa das demais que atuam no mesmo setor.

Mais do que atrair talentos, o EVP é uma maneira bastante eficaz para reduzir a rotatividade (turnover), aumentar a retenção de bons profissionais e ainda aumentar a produtividade.

Diversas pesquisas têm mostrado que investir em iniciativas e projetos que melhorem a experiência dos colaboradores (e façam eles mais felizes) impacta positivamente nos resultados e no crescimento da empresa.

Isso acontece porque o EVP bem aplicado efetivamente melhora o relacionamento entre empresa empregadora e colaboradores, potencializa o engajamento dos times, incentiva o desenvolvimento profissional e pessoal e ainda aumenta os níveis do que chamamos de “felicidade corporativa”.

5 Pilares do EVP

Para estruturar uma boa estratégia de EVP e aplicá-la de maneira eficiente, o gestor deve ter em mente cinco pilares. Conheça cada um deles:

  1. Oportunidades De Desenvolvimento

Criar um ambiente propício ao aprendizado contínuo e ao desenvolvimento profissional pode ser a diferença entre o colaborador decidir continuar fazendo parte do seu time ou sair em busca de oportunidades que vão ao encontro das suas expectativas de evolução na carreira e lifestyle. 

Desenvolver os seus colaboradores internamente tem também outros pontos positivos:

  • Reduz o custo de operação da empresa, uma vez que reduz a taxa de turnover e os processos admissionais e demissionais também diminuem;
  • As equipes sofrem menos impactos com saídas de pessoas já qualificadas e chegadas de colaboradores que precisarão passar  por uma curva de aprendizagem e período de adaptação.
  1. Recompensas

E aqui não estamos falando apenas de dinheiro: salários, bônus, comissões, benefícios, ferramentas de trabalho, modelo de trabalho, viagens e outros benefícios tangíveis (e intangíveis) que um funcionário pode esperar da realização de um trabalho.

Vale destacar aqui que os candidatos mais experientes estão olhando para todo o pacote de remuneração e não apenas para o dinheiro.

A empresa é flexível? É anywhere office? Oferece folga no dia de aniversário do colaborador? Tudo isso contribui para o EVP da organização. 

  1. Relacionamento Interpessoal

De nada adianta a empresa oferecer ótimos benefícios, salários recompensadores e um plano de carreira atraente se o relacionamento entre equipes, colaboradores e líderes é tóxico. Por isso, ter foco nas pessoas e no gerenciamento emocional das equipes é fundamental.

Vale a máxima: colaborador feliz com o ambiente de trabalho, produz mais e melhor.

  1. Organização

Este é o pilar da própria organização, ou seja, da empresa como instituição, como ela posiciona a sua marca empregadora no mercado – através da sua linguagem, de seu posicionamento e sua estratégia de mercado, que são criados com base em sua missão e valores.

É essencial que esses elementos não sejam apenas uma “placa na recepção”. Eles devem ser comunicados e estar sempre acessíveis não apenas para colaboradores, mas também para candidatos em processos seletivos e para o mercado. 

A conduta da empresa, sua história, sua missão, visão e valores funcionarão como uma triagem inicial, trazendo para perto pessoas alinhadas a esses princípios, e afastando aquelas que não se identificam com o posicionamento adotado.

Através dele é possível  garantir uma redução significativa nas taxas de turnover, sem contar o aumento na produtividade das equipes e na retenção de talentos.

  1. Alinhamento

Por fim, é extremamente importante que aconteça um match entre as atividades desempenhadas por cada colaborador e suas habilidades e pretensões profissionais. Logo, os gestores devem definir muito claramente, desde o processo seletivo, quais são as atribuições para os cargos ofertados. Isso evita desvios de função ou mal-entendidos.

É interessante avaliar regularmente se as tarefas de cada pessoa correspondem ao seu papel na empresa, ao seu perfil, às suas aspirações ou se é preciso reposicioná-las (ou, em alguns casos, dispensá-las).

Um colaborador sobrecarregado ou mal-utilizado, pode se sentir desmotivado e tentado a deixar a empresa.

Ainda acredita que investir em ações como essas citadas aqui em cima é algo supérfluo? 

Estudo comprova os benefícios do EVP

Segundo pesquisa divulgada pela consultoria Gartner:

  • Empresas que aplicam EVP podem diminuir a rotatividade anual de funcionários em pouco menos de 70% e aumentar o comprometimento de novas contratações em quase 30%; 
  • Uma proposta de valor ao colaborador bem executada pode aumentar a probabilidade de os funcionários atuarem como patrocinadores de uma média de 24% para 47%;
  • 43% dos funcionários citam planos de carreira limitados como a principal razão para deixar um emprego;
  • felicidade aumenta em até 12% a produtividade de um profissional, enquanto os trabalhadores insatisfeitos se mostraram 10% menos produtivos.

Como criar Employee Value Proposition?

Agora que você já sabe o que é o EVP, quais são os seus principais pilares e quais benefícios sua empresa desfrutará ao implantá-lo, é hora de dar o próximo passo.

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